A sala de entrada para a sala das nuvens - ANSI-TIA 942

 No post anterior comentei de uma forma geral a norma TIA 942, que é aplicada em um um espaço específico de uma estrutura de rede: o Data Center. E comentei neste post que a estrutura tem alguns espaços que permitem aplicar as regras de acordo com este local, como ilustra a imagem a seguir.


Neste post vou começar pelo espaço Sala de Entrada.

Será que é diferente das outras Salas de Entrada das normas ANSI/TIA-568?

🤔

Na definição da norma TIA-942 este espaço serve como interface entre o cabeamento interno do Data Center e o cabeamento externo proveniente tanto das operadoras como de outros edifícios.

Bom , até aqui tudo igual às demais normas!

🥰

Outro detalhe é que de preferência que seja uma sala exclusiva para este fim.

Também até aqui nenhuma novidade, visto ter material da operadora, que é melhor ficar em um espaço exclusivo para salvaguardar todo recurso das empresas operadoras que fornecem link de acesso ao Data Center. Porém nada impede (a norma por exemplo, em termos de regra) que seja em conjunto com outra sala do Data Center!

A norma deixa ficar junto ou separado

😉

Outro ponto importante deste espaço: pode existir mais de uma sala de entrada em termos de quantidade para um determinado Data Center.

A escolha por mais de uma sala depende da estratégia de entrada do link externo

😎

Também não tem-se novidade por aqui, visto que um Data Center pode ter mais de um link de entrada e pode ser conveniente que a entrada aconteça por um caminho diferente de outro link externo disponível.

Para interligar este espaço a estrutura interna, o cabeamento aplicado é denominado como Backbone. Em outro post comento sobre o tipo de cabeamento para backbone é permitido no Data Center.

No próximo post continuo com os detalhes dos espaços de um Data Center de acordo com a norma TIA-942. Até lá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento