Flamabilidade? Não entendi!

Imagine o cenário: você recebe uma mensagem do plantonista da sua empresa, informando que o incêndio está incontrolável e foi muito rápido a alastrar-se pelos cabos de rede.

E aí você lembra de uma explicação em algum tempo atrás de que poderia utilizar cabo com melhor FLAMABILIDADE!

Então vamos ao conceito de flamabilidade: 

classificação dos cabos quanto ao retardo à propagação de fogo, fumaça e gases tóxicos. 

Para tanto, de uma forma geral, as normas determinam a aplicação de índices, os quais informam o nível de comportamento do cabo em um incidente de incêndio. Alguns tipos são:
  • CMP - Plenum Communication Cabe;
  • CMR - Riser Communication Cable;
  • CMG - General Purpose Communication Cable e CM - General Purpose Communcation Cable;
  • CMX - Communication Cable Limited Use.
O tipo CMP  é destinado para instalações com a presença de fluxo de ar forçado. 

Nesta situação, em caso de queima, os cabos espalham a chama em no máximo de 1,5 m, e ainda a densidade de pico de fumaça visível de no máximo 0,5 e média de 0,15;

No tipo CMR  são para instalação em shafts (percursos verticais) e sem fluxo de ar forçado

No momento da queima, a chama não excede 3,7 m. 

Em índices do tipo CMG e CM, classificados como de uso geral e tem pouca proteção contra incêndios.

Resultado: uso em  instalações horizontais e com alta ocupação.

O índice CMX é aplicado em instalações limitados, que requerem alguma proteção quanto à propagação de chamas, emissão de fumaça e gases tóxicos

Indicado para ambientes com pouca concentração de cabos, como por exemplo, em residências. E assim, não é recomendado para uso em empresas.

Os tipos anteriores podem ter ainda em sua constituição a capacidade de emitir fumaça. Para isso, os cabos podem ser capazes de emitir menos quantidade de fumaça. A especificação para esta situação são cabos metálicos do tipo LSZH – Low Smoke Zero Halogen (baixa emissão de fumaça e zero halogênio). Note a diferença na imagem abaixo com um cabo com a capa em PVC à esquerda e o cabo do tipo LSZH à direita.

Fonte: http://utcom.com.br/index.php/pt/2017/04/03/nature/

Note que na caixa da esquerda tem-se muito mais fumaça produzida pelo cabo, do que a caixa do lado direito 😲 (o fogo iniciou ao mesmo tempo e este trecho da experiência foi após 1 minuto de fogo próximo ao cabo).

Como vou saber qual o índice de flamabilidade aplicado na fabricação?

Tem duas formas: 
  • verificar o manual com as características do cabo fornecido pelo fabricante
  • na capa do próprio cabo. 

Para a primeira possibilidade, os manuais podem ser encontrados no site dos fabricantes de cabo do tipo-trançado, como por exemplos tem-se os fabricantes Furukawa, Nexans ou AMP.

Para a segunda possibilidade, algumas especificações técnicas estão presentes no próprio cabo, na sua capa protetora externa. Um exemplo é apresentado na figura abaixo.


Fonte: Autora

Note pela figura que as especificações gravadas no cabo são diversas. Observe a especificação de flamabilidade, que no exemplo acima é do tipo CMR.

Esta postagem não teve muitas figuras e especificações que costumamos observar. Porém a considero de extrema importância. Principalmente para a situação exemplo que está no parágrafo que inicio esta postagem. Lembre-se da FLAMABILIDADE quando for escolher o tipo de cabo para cada situação do seu projeto.

Mesmo com a atualização do post, não mudou muita coisa em relação a esta característica. Continua a ser de extrema importância ser observada em projetos de redes de computadores.

Na próxima, trarei alguns parâmetros que informam a qualidade da taxa de transmissão de um cabo, com o uso dos equipamentos de medição, os famosos escaneres de rede.

Até a próxima e aguardo suas mensagens após a leitura.




Comentários

  1. Respostas
    1. Obg. Ainda são poucos os post, mas com alguma importância para o conhecimento. Convido a ler os demais textos e aguardo por comentários.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento