Aqui podemos ter emendas

Cabo par-trançado que danifica de forma física, por qualquer motivo precisa ser trocado em toda o seu comprimento. Não pode ser feito uma emenda em cabos metálicos de acordo com as normas de cabeamento estruturado.

NÃO, não vou mostrar exemplos de como fazem emendas de cabo metálico que é pra não dar ideia de como deve fazer errado.

O que vou mostrar, claro, é as características de emendas em cabos ópticos, que são inclusive permitidos e homologados pela norma de cabeamento estruturado ANSI/TIA 568.3-D, de outubro de 2016, conforme comentei no fim do post anterior.

E por que em fibra pode e em cabo metálico não pode?

Um dos motivos é a extensão que um cabo de fibra pode chegar, muito maior que os 100 metros do cabo metálico, em algumas partes da infraestrutura. Então é preciso unir estes lances de cabos. Outro motivo é que existem formas de minimizar as perdas do sinal de luz, quando em uma emenda, que no cabo metálico ainda não é possível.

Existem 2 tipos de emendas permitidas em fibra óptica para cabeamento estruturado: mecânica e fusão

Mecânica
Fusão

Para a mecânica são utilizados material simples para unir as duas pontas da fibra óptica. Na fusão como o nome sugere é a ligação do núcleo de forma mais sólida por meio de uma equipamento especial para este fim.

Independente do tipo aplicado, é necessário algumas ações na fibra óptica, antes de aplicar a emenda escolhida. Seguem sugestão de passos e que devem ser feitos nas duas pontas de uma fibra óptica:

  1. Decapagem do cabo: ter acesso à fibra óptica, retirando a capa externa do cabo e demais itens que protegem as fibras que estão no cabo.
  2. Remoção de produtos químicos, quando aplicado: com cabo do tipo Loose lembre-se que o mesmo possui um material geleado e que deve ser realizada sua limpeza total.
  3. Decapagem da fibra óptica: Esta fase consiste em retirar a parte mais externa da fibra, o revestimento de acrilado.
  4. Limpeza da fibra: este momento é o mais delicado, pois a limpeza acontece na casca exposta para remoção dos resíduos do acrilato.
  5. Clivagem da fibra: esta ação consiste no corte de 90º da fibra.
  6. Emenda: agora é possível executar a ação do tipo de emenda escolhida para o momento.
Para o caso de emenda mecânica, é preciso alinhar as duas pontas sobre o material de emenda mecânica. Observe no desenho a seguir

Ao final da emenda, as pontas tem de cada fibra conforme a foto a seguir



Observe que o acrilado foi retirado de parte da fibra e o centro da emenda mecânica vai proporcionar que o sinal de luz continue a ser transmitido em cada ponta. Este tipo de emenda é permitido, desde que seja de uso urgente e provisório. O motivo? o sinal chega a ter uma perda na ordem de 50% em casos extremos!

O melhor mesmo, quando possível é utilizar a emenda por fusão. Alinha-se as duas pontas de fibras que precisam ser unidas e a máquina de fusão faz a união, aquecendo as duas pontas e unir da melhor maneira possível.


Pelo video, mesmo que curto, é possível perceber que as duas pontas são unidas de maneira PERFEITA 😍. No entanto, observem que mesmo assim existiu um perda de sinal de 0,02 dB (não se preocupe em ter perda, pois existe um valor aceitável, que neste exemplo está dentro do permitido para a perda. Vamos conhecer mais estes valores em posts seguintes).

Após a fusão, preciso proteger esta parte da fibra que está sem o acrilato (foi retirado no passo 3 da preparação da fibra para a emenda). 



Note pelas imagens anteriores que o Tubete (nome pelo qual o protetor é conhecido) tem a largura própria para a parte que está exposta. Ele é aquecido na própria máquina que fez a fusão, para ficar "agarrado" na fibra óptica.

E depois, como eles ficam protegidos?

Existem alguns acessórios próprios para este fim, seja no uso da emenda mecânica ou no uso da fusão. São as caixas de emenda.

Observe que figura acima tem no centro da caixa a parte que guarda a fibra que foi realizada a emenda.



 


Nas imagens anteriores é uma caixa de emenda para muitas fibras com emenda realizada. Este tipo de acessório é muito comum de ser visto nos postes que suportam as linhas de transmissão em algumas cidades. 

Em termos de características da fibra óptica eram estes os assuntos. No próximo post comento sobre os parâmetros de análise da qualidade do sinal transmitido pela fibra, semelhante ao que descrevi para o cabo par-trançado em posts anteriores.

Será que são muitos como no par-trançado??? #OMG.

Aguarde e confie. Até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento