Para sua segurança, somente autorizado: ER
Chegamos ao centro nervoso da uma rede de computadores, o antigo CPD e atual (e muitas vezes errado) Data center. Em um sistema de cabeamento estruturado é a Equipment Room, a ER, como costumo dizer.
A imagem a seguir tem a ER, interligando todos os espaços. Já usei esta imagem no post em que apresentei o backbone, no post anterior (link aqui). Adaptei para demonstrar os detalhes de proteção do espaço ER.
Como é um espaço que recebe os cabeamento das WAs que formam toda a infraestrutura e ainda o cabeamento externo, precisa de um máximo de atenção à proteção do ambiente.
As observações quanto ao tipo de sala:
- precisa estar em um local que permita sua expansão, quando for necessário
- deve ficar longe das fontes de interferência eletromagnéticas
- A dimensão depende da quantidade de outlets da WA
- controle sobre a temperatura e humidade da sala
Em termos de dimensão da sala, como é de acordo com o número de WA, a cálculo é 0,07m2, a cada 10 m2 de WA. No entanto, se o resultado for menor que 14 m2, este deve ser o valor mínimo de área da sala.
Em termos de percurso de entrada do backbone, pode ser o mesmo aplicado no percurso do Backbone, ou seja, piso elevado, parede ou teto. O percurso deste cabeamento termina em um rack, que tem as mesmas observações do espaço TR, que já comentei (aqui o link).
Poucas informações, mas com muita importância para o projetista de muitas das salas de TI (Data center) que já visitei. Algumas não tem nem o mínimo descrito neste post. Melhor não comentar para não estragar a amizade 😂.
De comentários quero o de vocês, antes do próximo post, que é a EF. Até lá.
Comentários
Postar um comentário