Sobe e desce em segurança: proteção para o Backbone
O objetivo da norma ANSI/TIA 569 que comentei no post deste link é sobre proteção dos materiais e equipamentos que fazem parte da infraestrutura do cabeamento estruturado.
Já comentei sobre 3 espaços, que são (segue os links para lembrar):
Na sequencia, depois de conectar o cabeamento no rack da TR, a conexão precisa chegar aos espaço destinado aos servidores, que estão na ER. O espaço responsável por esta tarefa é o cabeamento Backbone, com percursos que estão dentro dos espaços da empresa e ainda na interligação entre os prédios de uma empresa.
De forma semelhante ao que acontece com o espaço HC, o percurso do cabeamento backbone tem como representante o cabo, que pode ser par-trançado, fibra óptica ou coaxial. Então é preciso proteger este cabeamento. seja na área indoor ou outdoor. Lembre-se, como está na imagem abaixo, a localização do espaço de backbone.
Vamos aos tipos de percurso permitidos para o cabeamento backbone, para o ambiente indoor:
- no piso
- na parede
- no teto
No piso só pode ficar de forma embutida e no momento que entra em salas de uso. Nada de usar o cabeamento por piso pelo corredor! E vale a mesma observação que a aplicada no percurso do cabeamento horizontal:
Se usar o percurso por piso, nada de colocar acima do piso pra não machucar ninguém!!!
🤨
O uso do percursos pela parede segue a mesma observação que do percurso do tipo horizontal. Quando embutido na parede é a alegria dos arquitetos de área interior 🥰.Porém pode ser utilizado o percurso externo à parede, de forma aparente, que é o pesadelo para o design 😅)
O percurso pelo teto é o mais utilizado como backbone. Pode colocar embutido no teto ou abaixo do teto (também é pesadelo para o design 😁).
E lembre-se: sempre utilizar alguma proteção para o percurso do cabo!😉
Segue os tipos de proteção, bem semelhante ao percurso do tipo horizontal:
- No piso, de forma embutida, o tipo de proteção é o tal piso elevado, quando o cabeamento entra em uma sala que recebe o cabeamento backbone, como por exemplo a TR ou a ER. E tudo com algum tipo de proteção.
- Na parede, de forma aparente, com a famosa e muito comum canaleta ou por duto metálico. Quando ficar embutido, tudo dentro de alguma proteção, por favor.
- No teto é bem semelhante ao formato da parede, escondido no teto ou de forma aparente, sempre com o uso de alguma proteção.
As mesma observações sobre os cuidados pelo caminho do cabo, servem para serem utilizados pelo percurso de backbone. Estão a seguir para relembrar:
- Se o enlace do cabo tiver curvas, olhe a caixa de passagem, mais ou menos a cada 30 metros.
- Observe o raio de curvatura permitido pelo cabo utilizado, Nada de dobrar além do permitido
- O dutos e similares tem que estar com as bordas "mortas", sem nada que danifique a capa do cabo. Use luvas!!!
- Separar o cabeamento da parte elétrica
- No uso de material de proteção do tipo metálico, fazer o aterramento desta proteção.
- manter proteção contra incêndio, no caso de percurso entre andares
- não utilizar o espaço do elevador para o percurso entre andares, mesmo que tenha proteção
- quando utilizar shafts para encaminhar o cabeamento entre andares, lembrar de proteger seja com acesso adequado e/ou com dutos de proteção.
E lembra daquela recomendação importantíssima? Está aqui, novamente:
Nada de encher o duto e similares utilizados na proteção do cabeamento, até os talos (condiz lá em Santa Maria de Belém do Grão Pará), seja ela qual for o tipo cabo. Nada de detergentes ou similares para desentupir e enfiar mais cabo.
😡
E para o ambiente outdoor? Lembra que o bakbone interliga prédios de uma empresa.
O que deve ser observado neste percurso, além de tudo que já comentei, é o tipo de percurso na parte externa, que pode ser:
- percurso com cabo diretamente enterrado
- percurso subterrâneo
- percurso por túnel
- percurso aéreo
A escolha depende de variáveis como: tipo de solo, variáveis de ambiente, distância, infraestrutura do cabeamento permitida para o espaço.
Em termos de norma para o percurso backbone, são estas as que precisam de destaque. No próximo post, o centro das conexões, com a sala da ER.
Comentários
Postar um comentário