A proteção para o cabeamento

 No post inicial sobre as normas (link aqui) eu comentei que o sistema de cabeamento estruturado é feito de várias normas, cada uma com uma finalidade. 

Nos posts seguintes eu detalhei as partes que compõem a norma ANSI/TIA 568, a mais conhecida do sistema de cabeamento estruturado. Lembrem que são 6 as partes (os links sobre cada parte já inclui):

Work Area

Horizontal Cabling

Telecommunication Room

Backbone

Equipment Room

Entrance Facility

E lembrem também que cada parte do sistema cabeamento estruturado será utilizado nas demais normas, como por exemplo a que vou começar a explicar agora.

A norma que inicio neste post é a ANSI/TIA 569. A função das regras desta norma é sobre a proteção que o cabeamento e demais componentes do sistema de cabeamento estruturado necessitam para estar seguros de forma física, principalmente.

Para lembrar como é a sequencia entre as 6 partes na estrutura do sistema de cabeamento estruturado, segue abaixo.



De forma semelhante do que mostrei na norma ANSI/TIA 568, as 6 partes tem sua função dentro da norma de infraestrutura do cabeamento.


  • Work Area (WA): como é a parte que conecta o equipamento final, proteção é observada para o conector e o cabo que liga até o equipamento final.
  • Horizontal Cabling (HC): Neste trecho o componente é o cabo. Então nesta norma tem os detalhes da proteção do cabeamento e o caminho permitido.
  • Telecommunication Room (TR): esta parte normalmente tem como representante o rack, que pode ou não estar dentro de uma sala. O rack por si só já é uma proteção. Precisamos conhecer os demais itens de proteção do sistema.
  • Backbone: igual ao que acontece no Horizontal Cabling, aqui é composto por cabos. Os cabos desta parte utilizam um certo caminho para interligar os racks, que devem estar protegidos.
  • Equipment Room (ER): Esta parte é constituída por uma sala, o que já oferta uma certa proteção.
  • Entrance Facilities (EF): Por ser a entrada e saída do cabo de um prédio, precisa de muitos itens para ter um certo nível de segurança.

Então se tem as 6 partes iguais da 568, o que vou aprender de novo com a 569?

A proteção física do cabo e dos demais componentes em cada parte. E ainda, qual o caminho que deve ser seguido pelo cabo dentro da estrutura de cabeamento estruturado.

Portanto, nos demais posts, vamos conhecer as proteções físicas que a estrutura recebe, separada em 6 posts, 1 para cada parte, de acordo com a norma ANSI/TIA 569.

 #Começou_A_Norma_569

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento