A passagem entre o interior e o exterior: EF

No post que está neste link iniciei a descrição com os detalhes sobre a norma ANSI/TIA 568. A topologia apresentada continha 6 partes distintas:

Esta última é o objetivo deste post. Sua função, de forma geral, é proporcionar uma estrutura que permita a transição entre o cabeamento da estrutura de rede interna para o meio externo e vice-versa. O meio externo pode ser o cabeamento de uma operadora de telecomunicações e/ou o cabeamento da estrutura de outros edifícios que fazem parte da rede de computadores da empresa.

A imagem a seguir ilustra a localização da EF da estrutura de cabeamento estruturado


Observe que na conexão com a internet (a nuvem da imagem 😄), ofertada pela operadora, o cabeamento entra no edifício através da EF, até chegar a estrutura da ER.

De forma semelhante, na conexão com outros edifícios (que está dentro do retângulo vermelho), está a EF, tanto no edifício onde está a ER, quanto no edifício que pretende ter a conexão com a ER principal.

E por que um Rack?

A função de um rack é proteger os equipamentos e cabeamento que terminam neste pontos de concentração. Dai sua importância de sempre estar onde está a extremidade dos cabos da estrutura de rede.

E o que tem de diferente neste rack?

Além dos dispositivos que já comentei (patch panel, DIO, patch cords) terem as mesmas características e informações anteriores, este espaço pode acomodar os equipamentos da operadora de internet, telefonia, vigilância, alarmes, etc. Assim, é um espaço reservado para receber qualquer tipo de conexão que precisa "entrar" ou "sair" de cada edifício.

E assim finalizo os componentes que fazem parte da topologia de cabeamento estruturado, conforme determina a norma ANSI/TIA 568, a norma mais conhecida em cabeamento estruturado.

Com estas informações já é possível observar com mais detalhes as estruturas disponíveis por onde passeiam. Aguardo os comentários sobre o que já conseguiram perceber e entender das estruturas de cabeamento estruturado.

E no próximo post? Mais normas, agora sobre como proteger tudo isso que descrevi até agora com uso da norma ANSI/TIA 569.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento