Concentrar e avançar: TR

No post inicial da norma ANSI/TIA 568 (o link está aqui), descrevi sobre os componentes que fazem parte do sistema de Cabeamento Estruturado. E os 2 posts seguintes está os detalhes sobre:

Na sequencia da estrutura está a Telecommunication Room, ou como costumo falar, a TR.

A TR é a componente que permite receber a grande quantidade de cabos originários das diversas conexões da Work Area, concentrar nos dispositivos ativos de rede, como por exemplo, um switch e então encaminhar as informações pelo cabeamento com maior capacidade de informação e que já pertence ao próximo componente denominado Backbone.

Observe a imagem a seguir a posição da TR na estrutura de Cabeamento Estruturado.


Como são muitos cabos que são provenientes do Horizontal Cabling, em virtude das conexões da Work Area, o Rack que contém os equipamentos de concentração de cabos, permite ser o ponto central da topologia do tipo estrela e assim encaminhar a informação por menos cabos, que fazem parte da componente Backbone.

Que tipo de dispositivo está presente no rack?

Qualquer dispositivo, passivo ou ativo, que permita concentrar o cabeamento utilizado para distribuir os serviços na Work Area e ainda interligar com os servidores de serviço da rede.

Assim, podem estar presentes no rack:

  • Patch panel
  • DIO: Distribuidor Interno Óptico
  • Bloco IDC
  • Switch

Patch Panel

A função do patch panel é receber o cabo do Horizontal Cabling e ainda disponibilizar a conexão com o cabo do Backbone. Na imagem a seguir está ilustrado o exemplo de patch panel


Na parte inferior da imagem está a parte traseira do Patch Panel que recebe os cabos do Horizontal Cabling e ainda que permite a conexão do cabo backbone.

DIO

A função do DIO é igual a do Patch Panel, a diferença é o tipo de cabo. O patch panel é normalmente utilizado em cabo par-trançado e o DIO é para acomodar o cabo de fibra óptica. Na imagem a seguir estão vários exemplos de DIO.


Bloco IDC

A função do bloco IDC é acomodar o cabeamento metálico de cabos com 4 pares para adequar ao backbone que utiliza cabo de 25 pares. Na imagem abaixo está o exemplo do Bloco IDC

Switch

O componente ativo switch tem a função de receber o patch cord que conecta ao Patch panel/DIO. Para evitar que o cabeamento esteja diretamente conectado ao switch, os cabos são ligados ao patch panel/DIO e destes são conectados ao switch através dos patch cords. A imagem abaixo está o switch na parte superior, o patch panel mais abaixo e os patch cords de par-trançado na cor azul, interligando as duas partes.


Estes patch cords tem a mesma característica do patch cord utilizado na Work Area, ou seja, mesmo comprimento máximo e tipo de cabos utilizados.

E o rack, como faço para instalar os equipamentos dentro dele?

Como faço a distribuição? 

Qual a característica do rack?

Estas e demais curiosidades sobre o rack estão sob a responsabilidade da norma ANSI/TIA 569 e será descrita em posts seguintes. Aguarde e confie 😉!

O próximo post é sobre o componente Backbone. Até lá!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento