Conectar as pontas - TBB e BCT

 Nos posts anteriores comentei sobre as placas que recebem o cabeamento de aterramento da estrutura disponível em um sistema com cabeamento estruturado. Aqui os links para leitura sobre as tais placas, caso ainda não tenha feito a leitura: TGB e TMGB.

E conforme comentei no final do post anterior, é preciso interligar estes componentes com o o aterramento central, através de uma estrutura específica. Observe na imagem abaixo, estes elementos conectados entre si.


Pela figura observe que as interligações são realizadas pelo:

TBB: Telecommunications Bonding Backbone

BCT: Bonding Conductor for Telecommunications

Se ambos tem a responsabilidade de interligar as placas, qual o motivo de ter 2 nomes diferentes 😕🤔?

É apenas pela função que exerce. O TBB interliga as placas dos TGBs até a placa do TMGB. Já o BCT interliga a placa do TMGB ao sistema de aterramento da estrutura.

Tais cabos tem a característica quanto a bitola de acordo com o comprimento. A tabela abaixo é um exemplo das bitolas aplicadas de acordo com o comprimento do cabo


Para finalizar o assunto sobre aterramento, na figura do início do post está outro tipo de conexão entre os TGBs denominado como GE (Grounding Equalizer). E como o nome sugeri, serve de equilíbrio entre as conexões. Este cabo também segue a característica de bitola que está no quadro anterior.

Até o próximo post, com mais detalhes sobre as normas do sistema de cabeamento estruturado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento