O main space da sala das nuvens

 No post anterior comentei sobre a TR em um Data Center (está aqui o link).

Neste post vou iniciar os detalhes da sala denominada como Computer Room. Observe este espaço na topologia default de um Data Center que está ilustrada na imagem abaixo.


Este espaço é composto das principais áreas que formam um Data Center, interligados por cabeamento do tipo Backbone e Horizontal. Estes espaços que forma o Computer Room são:

  • MDA: Main Distribution Area
  • HDA: Horizotnal Distribution Area
  • ZDA: Zone Distribution Area
  • EDA: Equipment Distribution Area


Nos próximos posts comento os detalhes de cada um deste espaços. Nesta postagem quero apenas detalhar algumas características do espaço Computer Room.

Um dos primeiros aspectos que devem ser observados para esta é sala é a sua localização

O local escolhido para abrigar a Computer Room não pode ter restrição para expansão. Com esta situação, além da liberdade para expandir, é possível garantir um acesso para manobras de grandes equipamentos.

 Nas proximidades da sala deve-se afastar fontes de interferência eletromagnética

Quanto ao acesso a sala Computer Room, deve ter apenas 1 porta de acesso, com controle acesso, sem o uso de janelas.

Até dimensão da porta ter valores mínimos. Neste caso, acordo com a norma TIA-942 é de no mínimo 1 metro de largura por 2,3 metros de altura, com abertura para fora da sala.

Como é uma sala com muitos equipamentos, o controle da temperatura também tem valores determinados na norma TIA-942. Sempre é bom lembrar que os equipamentos de temperatura precisam ficar ligados em formato 24X7. Quanto aos valores desta temperatura pode ser entre 20º C a 25º C, sendo a humidade entre o intervalo de 40% até 55%

Como é utilizada muita energia para este tipo de espaço, o circuito de alimentação dos ativos desta sala devem estar separados dos demais circuitos, além de um sistema de redundância, como por exemplo no-breaks, grupo gerador. 

Já para permitir que outros equipamentos que utilizem a energia elétrica dentro deste espaço mas que não fazem parte do sistema principal, como por exemplo os equipamentos de limpeza, é permitido que sala tenha outras tomadas de energia elétrica. No entanto, em um circuito diferente daquele utilizado pelos equipamentos principais da sala.

Este espaço é em sua maior parte formado por racks que abrigam os equipamentos ativos do Data Center. A disposição destes racks deve obedecer algumas diretrizes como a distância de cada grupo de racks e o fornecimento de corredores em que o ar circule sem interferências entre cada um. Estes corredores são normalmente identificados como corredores de ar quente e corredores de ar frio.

Porém, os detalhes das características destes corredores fica para post futuro. Até lá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento