Uma TR na sala das nuvens - ANSI-TIA 942

 No post anterior comentei sobre a sala de entrada do cabeamento estruturado em um Data Center, de acordo com a norma TIA-942. Segue aqui o link.

O próximo espaço é a Telecom Room, conforme está destacado na imagem a seguir


De acordo com a imagem a Telecom Room tem a responsabilidade de fornecer o suporte à MDA, interligada pelo cabeamento de backbone e também estar conectada a outras salas do Data Center através do cabeamento horizontal e interligando-as ao MDA. 

Dependendo do tamanho do Data Center este espaço pode ser:

  • Apenas 1 sala
  • Mais de 1 sala de Telecom
  • Integrada ao MDA

Os equipamentos que estão guardados neste espaço fornecem conectividade de rede para os dispositivos finais das áreas administrativas do Data Center. Além disso, os profissionais deste Data Center podem ter interligação com os equipamentos e dispositivos que estão na MDA, com uso de acesso remoto de equipamentos do tipo KVM.

E como pode ser organizada esta sala de Telecom?

Lembra da norma ANSI/TIA 569? É este que deve utilizar! 😉

Segue o link de uma postagem que já comentei sobre o assunto, que era a tal da TR.

A norma TIA-942 tem informações sobre o uso de um rack, porém é para a área de MDA. Como este espaço de Telecom Room é para suporte as área administrativas da empresa do tipo Data Center, nada mais certo do que o uso da regra geral de uso do Rack. 

Lembre-se que este espaço tem a conexão de cabeamento horizontal e cabeamento de backbone, bem semelhante com a interligação vista norma ANSI/TIA-569.

Ufa, pelo menos podemos reaproveitar conhecimento 😅. 

No próximo post começo a comentar sobre a parte mais específica da norma TIA-942, o espaço Computer Room e seus componentes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento