HDA - ajudante na divisão de tarefas nas nuvens

 Desde o post de apresentação da norma 942 (aqui o link) que utilizo a topologia da imagem a seguir como referências para apresentar os espaços de um Data Center, com base nas normas de cabeamento estruturado, neste caso a norma TIA-942.


Para dar continuidade aos detalhes de cada item da topologia, este post é sobre o componente HDA, como marcado na imagem acima.

A sigla HDA tem o significado de Horizontal Distribution Area. Sua ação é bem semelhante à TR, já comentada em um post passado (aqui o link).

Então, se faz a mesma coisa, para que outro nome?

O motivo é que a semelhança é em termos de ação. O HDA tem a função de ponto de distribuição do cabeamento horizontal entre o MDA e os equipamentos ativos dos demais racks da estrutura. 

Conforme ilustra a figura anterior, faz a interligação entre o backbone e o cabeamento horizontal, só que dos equipamentos internos do Data Center e não da rede de uso dos funcionários do Data Center.

Este espaço serve ainda de abrigo para a zona de manobra de cabos, os switches do tipo CORE e roteadores de grande porte que servem de conectividade aos equipamentos abrigados nos racks do Data Center.

O HDA então é ponto de concentração, mas que já está bem próximo dos equipamentos finais que fazem parte do objetivo para o qual o Data Center foi criado.

Já acabou? 

Não. 

Ainda tem várias informações sobre esta sala importante para o bom funcionamento da nuvem. Até o próximo post.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento