tá quente e tá frio - os corredores na sala das nuvens

 No post anterior comentei sobre o último componente da norma TIA-942. No entanto, não termina assim o assunto desta norma. O canário de Data Center tem muito mais informações e detalhes que precisam ser seguidos para o correto uso deste ambiente.

E um deste pontos e que é considerado como crítico é sobre a temperatura do ambiente. Mais especificamente da Computer Room.

Já tinha comentado em posts anteriores sobre a questão da gestão da temperatura em ambientes onde estão os servidores em um sistema de cabeamento estruturado. 


E no Data Center, o controle é ainda mais severo.


Esta questão é descrita na norma como corredor quente e corredor frio. A imagem a seguir ilustra de uma forma geral como estes corredores estão disponibilizados em um Data Center.




Observe que como existem muitos racks que estão dispostos um lado do outro, a quantidade de calor dissipado pelos equipamentos é considerável. Muito rápido o ambiente tem uma temperatura elevada caso nada seja feito para resfriar. 

A ideia dos corredores é permitir que os racks possam ter um caminho de escape para a temperatura elevada e ao mesmo tempo tenham acesso a temperatura mais agradável. E a separação entre os corredores permite que o ar quente "caminhe" por uma lado, enquanto o ar frio utilize o corredor contrário.



A imagem acima ilustra a planta baixa de uma pequena sala de Data Center. Os furos que estão ilustrados nos corredores com ar frio permitem que o ar seja empurrado do piso para a frente dos racks. Observe que os tipos de corredores, frio e quente, estão alternados.

Além dos corredores exclusivos e separados para o ar frio e o ar quente, a norma TIA-942 ainda tem algumas observações para melhorar o ambiente quanto a temperatura:

- utilizar racks com as portas perfuradas.

assim o ar quente e frio podem "sair" do espaço confinado do rack.

 

- uso de pisos com furos adequados conforme o tipo de ar que o rack produz. 

Se a produção de calor for muito grande, usar pisos que forneçam mais ar frio para o corredor daquele rack. caso contrário, pode-se utilizar menos ar frio para o rack que produz menos calor.

 

- Onde não tenha um rack, não utilizar piso perfurado.

Assim não tem que "gastar" energia em espaço que não exista nada para resfriar.

 

- Utilizar material que seja o mais escuro possível.

Um princípio básico em espaços em que se deseja ter menos calor

 

- A iluminação deve ser nos corredores

Assim tenho iluminação suficiente para uso no rack, diferente se esta iluminação estivesse na parte superior do rack, que muitas vezes tem altura de 2 metros.

 

- a temperatura fica entre 20º e 25º

Controlado com rigor

 

- a humidade relativa entre 40% e 55%.

Também controlado com rigor

 

Ainda existem outros detalhes importantes e indispensáveis sobre o Data Center além do tema crítico que é a gestão da temperatura. Continuo no post seguinte. Até lá!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento