A sala das nuvens são todas iguais? os TIERs

 Um Data Center (a sala das nuvens como tenho usado) que aplica a norma TIA942 tem muitas informações para o seu correto funcionamento. 


Mesmo assim, nem todo Data Center é igual. 


O motivo é que existem níveis que classificam cada Data Center, o conhecido TIER.



Para o Data Center ser um nível Tier precisa ser associado ao nível de 4 áreas que são:

  • Telecomunicações
  • Arquitetura
  • Elétrica
  • Mecânica

Cada uma das 4 áreas é determinante para associar o nível do TIER, além de relacionar com o nível de disponibilidade do Data Center. 

Assim, se um Data Center tem um nível de 4 para as áreas de Telecomunicações, Arquitetura e elétrica, e tem nível 3 para Mecânica, sua classificação é de TIER 3.


Vale o que for menor em relação as 4 áreas


Quanto as características de cada TIER, de uma forma geral são:


TIER 1

Sem recurso de redundância, como por exemplo 1 linha de fornecimento de energia e de controle de temperatura. As paradas no sistema por ser de até 28.8h ao ano, com ou sem programação antecipada e com desligamento anual de todo o sistema para manutenção.


Resultado: TIER 1 é considerado um sistema frágil devido a variados pontos de falha.


TIER 2

Alguns pontos de redundância (partes de switches e roteadores), sendo o nível de redundância do tipo N+1. Mesmo assim ainda pode ser mantido 1 linha de fornecimento de energia, de controle de temperatura e os links redundantes não chegam ao servidor. O tempo de paradas do sistema diminui para até 22h ao ano.


Resultado: com a redundância em ser pontos da estrutura o sistema tem menos interrupções do que o TIER 1.


TIER 3

A redundância é melhorada, com o uso de duas linhas de alimentação de energia e de controle de temperatura. Neste tipo de TIER é possível fazer manutenção sem a necessidade de parar todo o sistema. Os links de entrada são servidor por 2 provedores de Telecomunicações e entram no Data Center por duas salas de entrada separadas. O tempo de parada do sistema tem uma diminuição significativa em relação ao nível anterior, com valores máximos ao ano de 1.6 h.


Resultado: Por operar 24h, o sistema de redundância é muito mais complexo. Mesmo assim as interrupções acontecem devido a eventos não programados.


TIER 4

Nível máximo do Data Center. Com todos os sistemas redundantes para oferta de paradas de no máximo e incríveis 0.4h ao ano 👀. Suporta toda a atividade programada sem interrupção e ainda o suporte de pelo menos 1 falha não programada.


Resultado: suporte a eventos críticos sem que o sistema tenha interrupção. Pela complexidade da estrutura, existem quase 2 TIER 3 dentro de uma TIER 4.


São muitos requisitos!


Sim, e não são as únicas informações. Para que a leitura não fique cansativa , no próximo post comento mais detalhes que permitem determinar o nível de cada TIER na Sala das Nuvens. Até Lá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como "ver" a qualidade da luz no cabo fibra óptica

Ainda tem parâmetros para "ver" a qualidade do cabo.

A documentação do cabeamento