Entrar e sair, protegidos: EF
E aqui estamos novamente no espaço de entra e sai do cabeamento da empresa. A Entrance Facility, ou EF como eu costumo referenciar, é o espaço da topologia de cabeamento estruturado utilizado para a entrada e saída do cabeamento do prédio da empresa. Na norma ANSI/TIA 568 comentei sobre este espaço neste post.
O representante maior neste local é o rack, onde pode ser feita a transição do cabeamento que está na parte externa para a estrutura da parte interna e também na direção inversa. O cabeamento que faz parte da transição pode ser da própria empresa, quando interliga com outros prédios ou o cabeamento que pertence aos serviços de terceiros.
Na norma ANSI/TIA 569, o objetivo é saber como proteger este cabeamento, tanto o da empresa como o de terceiros. Na imagem a seguir está a localização da EF na estrutura. Lembre-se que a parte que está dentro do retângulo vermelho exemplifica a estrutura de rede de outro prédio.
Então vamos aos detalhes deste espaço para prover a proteção do cabeamento e do material.
Para o cabeamento, são as mesmas informações que já comentei sobre o cabeamento horizontal e o cabeamento backbone. Mais uma vez:
- os percursos permitidos para entrada e saída do cabeamento na edificação
- a proteção do material de entrada e saída do cabeamento na edificação
Para os percursos permitidos são:
- subterrâneo
- diretamente enterrado
- túnel
- aéreo
Que comentei no post sobre proteção do backbone (link aqui)
Para a proteção do material são:
- dutos
- rack
Que comentei nos posts de proteção do cabeamento horizontal (link aqui), de proteção do cabeamento de backbone e da TR, sobre o rack (link aqui)
Quando no uso de uma sala para abrigar a EF, deve ser observado:
- direção de abertura da porta de preferência para fora da sala
- controle de temperatura e humidade da sala
- Iluminação adequada
- estrutura elétrica adequada para atender ao material que está na sala
- interligar com o sistema de aterramento
- local o mais próximo possível da entrada do cabeamento e do ponto de distribuição do cabeamento.
Então, termino a norma de proteção para o cabeamento de demais componentes do sistema de cabeamento estruturado. Nos próximos posts, adivinhem? Mais normas, of course. Agora é sobre a parte que poucos gostam de fazer: documentar. Até lá.
Comentários
Postar um comentário